sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sobre a origem deste blog


Já fui petista quando jovem. Achava que o PT era a resposta para todos os problemas da nossa sociedade. A corrupção endêmica, o descaso com o dinheiro público e com os problemas sociais estampavam os jornais da época e poucos se incomodavam. Um dia, um ex-operário barbudo e mal vestido prometeu dar um fim nos desmandos do país e eu acreditei. Contava  14 anos de idade quando a eleição de 1989 foi vencida pelo Collor.

Após o impeachment, o sentimento de que chegava a hora crescia. Depois do Itamar Franco, o PT amargou duas derrotas seguidas para o PSDB do Fernando Henrique Cardoso. Finalmente em 2002, Luiz Inácio conseguiu se eleger com esmagadora maioria alçando o PT ao posto de maior partido político brasileiro. Depois da alegria, grande decepção: em nome da tal governabilidade, o PT jogou na latrina todo o seu discurso de ética e honestidade que conquistou milhões de eleitores. Em busca de um congresso dócil e alinhado aos interesses dos companheiros, Luiz e sua turma deram início ao projeto de poder que mais tarde foi batizado pelo Roberto Jefferson de "Mensalão". Inúmeros outros escândalos sucederam-se após este e o povo parecia anestesiado diante da situação política.

Mas o Brasil seguiu votando no PT e elegeu um poste chamado Dilma Roussef para presidente. É o caso de se perguntar: Mas como é possível que depois de 8 anos de corrupção desenfreada o PT continue elegendo seus príncipes? A resposta pode ser facilmente encontrada no perfil dos brasileiros que ouvem Michel Teló, assistem três novelas diárias (haja tempo livre) e curtem a página do Big Brother na web.

Então a batalha está perdida? Não resta nada a ser feito? Pelo contrário; Entrou em cena uma ferramenta poderosa que organizou as recentes revoltas no mundo árabe e possibilitou a eleição de um negro para presidente da maior potência mundia: A internet.

Eis o nosso desafio: semear nas gerações vindouras a curiosidade política e a informação com ênfase na participação. Um historiador inglês disse que "O castigo para quem não gosta de política é ser governado por quem gosta". Não há melhor frase para ser dita aos jovens que farão o futuro deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário